Avatar do usuário logado
OLÁ,

Brás e 25 de Março ganharão unidades móveis do Bom Prato

Em vez de construir prédios, proposta é a de distribuir comida em pequenos caminhões para atendimento a regiões periféricas

Por Clayton Freitas
Atualizado em 16 mar 2022, 15h42 - Publicado em 16 mar 2022, 15h42
bom prato móvel
Pequeno caminhão usado para transportar as refeições (Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

Tradicionais pontos de comércio popular, o Brás a 25 de Março serão dois dos 20 endereços que devem receber unidades do Bom Prato Móvel. Nessa modalidade de alimentação popular subsidiada pelo governo estadual, as quentinhas vendidas a R$ 1 são acondicionadas em pequenos caminhões chamados de VUCs (veículos urbanos de carga) espalhados pela cidade.

+SP está mais preparado para “nova Ômicron”, diz chefe de comitê científico

Na 25 de Março o caminhão deve estacionar com as marmitas no dia 18, próxima sexta-feira, e, na segunda-feira (21), será a vez do Brás. Confira mais abaixo o cronograma de todos eles.

Eles funcionarão aos mesmos moldes de um projeto-piloto que já está operando desde dezembro de 2021 em Perus, na zona norte da capital. Essas novas unidades atenderão a capital, Grande São Paulo e interior.

Conforme explicou a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes, esses caminhões vão atender o entorno das unidades fixas, estas que são dotadas de um espaço de refeitório –com mesas e cadeiras onde as pessoas podem sentar para consumir o alimento. No caso dos caminhões, as pessoas atendidas, geralmente de baixa renda, apenas pegam o alimento distribuído debaixo de uma tenda montada ao lado do veículo.

+Covid: casos aumentam 41,7% e mortes avançam 7% no estado

Para manter a temperatura das refeições, elas são acondicionadas em caixas térmicas e em recipientes de alumínio. Além da refeição são fornecidos talheres e guardanapos.

Nas palavras da secretária, que concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes, ao lado de outros integrantes da gestão do governador João Doria (PSDB), o objetivo é o de levar refeições às periferias e bolsões de pobreza e vulnerabilidade. “Há também um grande foco no atendimento de emergências e calamidades, em que precisamos atender a população com as refeições já prontas”, explicou.

Continua após a publicidade

Ainda durante a coletiva de imprensa, foram feitos outros anúncios, tais como o início da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 80 anos ou mais a partir da próxima segunda-feira (21), além de número de casos da doença e o projeções ante a novas variantes.

+Chuva acumulada de 15 dias já supera a média do mês de março na capital

Os cronograma de abertura das unidades do Bom Prato Móvel é o seguinte

quinta-feira, dia 17

  • Capão Redondo – atenderá Jardim Ângela e Jardim São Luiz;
  • Campinas;
  • Ferraz de Vasconcelos;
  • Limão (que vai atender áreas vulneráveis de Santana);
  • Paraisópolis e São Mateus: atendendo os distritos de Sapopemba e Parque São Rafael
Continua após a publicidade

sexta-feira, dia 18

  • 25 de Março;
  • Santo André (que vai atender a cidade de Ribeirão Pires)

segunda-feira, dia 21

  • Guarulhos;
  • Brás;
  • Brasilândia;
  • Osasco;
  • Tucuruvi;
  • Jundiaí (atenderá Várzea Paulista);
  • Guaianases (servirá a região de Cidade Tiradentes);
  • outras três unidades começam a circular em abril em locais a definir.
Continua após a publicidade

+Capital pretende liberar uso de máscara com 90% das crianças vacinadas

Além das unidades volantes, devem ser abertas outras 14 fixas até o final deste ano, em regiões tais da região metropolitana da capital (Francisco Morato, Embu das Artes e Mauá são algumas delas), além do interior (tal como Jacareí), e litoral (Praia Grande).

O governo estadual também prorrogou a gratuidade de refeições dos restaurantes Bom Prato para pessoas em situação de rua até o dia 31 de julho deste ano. Para poder fazer a alimentação, é necessário cadastrar um cartão na prefeitura.

Publicidade