Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Bosque na Lapa é derrubado e moradores se mobilizam contra construção de prédio

Incorporadora e prefeitura da capital afirmam que manejo foi feito de acordo com a lei e falam em plantio compensatório

Por Laura Pereira Lima
Atualizado em 5 nov 2025, 13h26 - Publicado em 5 nov 2025, 13h01
bosque-salesianos
 (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

A Prefeitura de São Paulo autorizou a derrubada de mais de cem árvores do Bosque dos Salesianos, na Lapa,  na terça-feira (4), o que causou revolta em moradores da região. A decisão ocorre no mesmo dia em que São Paulo sedia eventos pré-COP 30, voltados para a preservação ambiental. O bosque foi derrubado para a construção de um prédio da incorporadora Tegra.

Em nota, a prefeitura afirmou que não há nenhuma decisão judicial que impeça a intervenção, e que a construção de Tegra recebeu alvarás de Aprovação e Execução de Edificação Nova.

“O manejo arbóreo no Bosque dos Salesianos está autorizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente [SVMA], com fundamentação técnica e legal, prezando pelo equilíbrio ambiental”, afirmou o documento.

Segundo a prefeitura, das 118 árvores derrubadas, 92 são invasoras, exóticas e já mortas. O Termo de Compromisso Ambiental n° 463/2025 prevê que o plantio compensatório de 1 79 árvores nativas da região.

À Vejinha, a Tegra afirmou que plantará 500 novas mudas nativas e que revitalizará quatro praças da região, com um investimento superior a R$ 1 milhão.

Continua após a publicidade

“Desde o início do projeto, a empresa vem atuando com total transparência junto aos órgãos públicos”, afirmou a empresa em nota. A companhia também reforçou seu compromisso com o meio ambiente e com a cidade, citando o programa Gentilezas Urbanas, que já revitalizou mais de 100 áreas públicas desde 2020.

Revolta

Um grupo de moradores foi até o local na manhã de terça para protestar contra o desmatamento das 118 árvores espalhadas em uma área de 7 000 m2.

Continua após a publicidade

O perfil do Instagram do movimento Salve o Bosque, que luta pela preservação da área, compartilhou vídeos das árvores sendo derrubadas. “A Lapa está em luto”, afirmou a página.

No sábado (1°),  moradores fizeram uma manifestação com placas pedindo “Mais árvores, não prédios” e gritos de “Salve o bosque”.

Continua após a publicidade

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês