O Corpo de Bombeiros, em conjunto com a Polícia Militar e a Fundação Florestal, conseguiram controlar o incêndio que tomou conta do Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. O fogo começou no domingo, às 9h, após a queda de um balão, e segue na manhã desta segunda (23). Mais de 60% do parque, cerca de 1 200 hectares, foi destruído. A unidade de conservação é um dos últimos remanescentes da vegetação de cerrado na área metropolitana.
De acordo com o major Marcos Palumbo, porta-voz dos Bombeiros, as chamas foram controladas mas pequenos focos de incêndio persistem na região. As cinzas da mata atingiram a capital paulista e moradores de diversas regiões da cidade relataram o aparecimento dos vestígios do fogo.
“Infelizmente encontramos uma série de animais que foram vítimas do incêndio, que não conseguiram sair. Pequenas aves, répteis, a gente tem infelizmente essa situação, incêndio que atinge a fauna e a flora de forma tão trágica”, disse o major Palumbo. “Acredito que antes do horário do almoço já vamos ter a extinção do fogo. Ele já está controlado, não vai passar para mais nenhum outro local, mas nós temos ainda pequenos focos que precisam ser combatidos para que a gente não tenha uma ignição e todo o trabalho novamente”, afirmou o major, coletiva de imprensa no Parque.