Bolo do Bixiga: festa acontece neste domingo (25) com samba, circo e bateria
Celebração começa às 9h na Rua Rui Barbosa
A tradicional festa do Bolo do Bixiga, que ocorre na Rua Rui Barbosa, acontece neste domingo (25), em comemoração ao aniversário de 472 anos da cidade de São Paulo. O evento é realizado pelos moradores, comerciantes e entidades do bairro que fazem bolos anualmente para dispor e distribuir para os visitantes.
A celebração começa às 9h, quando ocorre a recepção dos bolos. Depois, tem roda de samba da Casa Mestre Ananias, centro de cultura nordestina da região, um cortejo circense, o Coral Calebe da terceira idade e um ato ecumênico.
A festa ainda realiza uma homenagem aos 90 anos do Bloco Esfarrapado, tradicional no Bixiga. Para finalizar, é feita uma apresentação da Bateria 013, que toca “Parabéns Pra Você”. Depois, voluntários distribuem em guardanapos as fatias dos bolos para o público.
No local, ainda vai ter distribuição de compostos orgânicos, troca de livros, organizada pela Livraria Simples, e exposição de bordados.
Histórico
A festa começou a ser feita em 1986, idealizada por Armando Puglisi, o Armandinho do Bixiga, um patrono da região. Em 1989, o Bolo do Bixiga chegou a entrar no Guiness Book, o livro dos recordes, como maior bolo de aniversário do mundo.
Continuou sendo feita anualmente, até o ano de 2008, quando a presença do programa Pânico na Band (Band TV) gerou uma guerra de bolo entre parte do público.
A ocorrência afastou patrocinadores e apoiadores da tradição, que ficou em suspensão por anos. Em 2015, a celebração passou a integrar o calendário oficial da cidade e passou a adotar o modelo que segue até hoje, com voluntários distribuindo os pedaços.





