Avatar do usuário logado
OLÁ,

Cientista política cria curso de gastronomia para moradores de favelas

Chefe Aprendiz foi idealizado por Beatriz Mansberger

Por Larissa Faria
Atualizado em 27 dez 2016, 15h30 - Publicado em 17 set 2016, 00h00
Beatriz Mansberger Chefe Aprendiz
Beatriz Mansberger Chefe Aprendiz (Leo Martins/)
Continua após publicidade

Durante a infância, Beatriz Mansberger tinha o hábito de revirar livros de receitas em busca de pratos para preparar junto com os pais. A paixão pela gastronomia cresceu há quatro anos, quando ela começou a namorar Phillip Hatt, responsável pela Confeitaria Christina, no Campo Belo. Em 2015, Beatriz decidiu usar sua experiência na cozinha para uma função social. Foi quando idealizou o Chefe Aprendiz, com o objetivo de capacitar jovens de baixa renda de 16 a 18 anos para ajudá-los a se inserir nesse mercado de trabalho.

+ ONG orienta pessoas para lidar com pacientes com câncer de mama

Depois de arrecadar 37 980 reais em uma plataforma de financiamento coletivo na internet, promoveu a primeira edição do projeto, com dezesseis moradores da favela de Paraisópolis, na Zona Sul, em maio do ano passado. O dinheiro foi usado para a compra de material culinário e apostilas e para o pagamento de professores. Esses profissionais ministraram aulas em estabelecimentos parceiros e na sede de associações — o programa não conta com espaço físico próprio. Graças aos ensinamentos, dez dos participantes conseguiram emprego em casas da capital, como House of Maya, no Campo Belo.

O sucesso levou à segunda edição, em março deste ano, no Campo Limpo, na Zona Sul, que contou com a participação do chef Tsuyoshi Murakami, do restaurante japonês Kinoshita. Desta vez, além dos 50 600 reais angariados em mais uma campanha on-line, parte dos recursos foi obtida com a realização de um jantar beneficente, organizado voluntariamente pelos alunos, moradores de Paraisópolis.

“É emocionante ver os próprios jovens ajudando a expandir o projeto”, afirma Beatriz, que é formada em gestão de políticas públicas pela Universidade de São Paulo. Os próximos cursos devem ocorrer até o fim do ano em bairros como o Glicério. Dois novos jantares ajudarão a reunir fundos para confirmar essa programação. O primeiro, no La Mar Cebicheria Peruana, no Itaim Bibi, em 9 de outubro, e o segundo, na Casa Santo Antônio, na Granja Julieta, em 8 de novembro. Ambos os eventos terão no cardápio uma entrada, o prato principal e sobremesa, ao custo de 140 reais.

Chefe Aprendizwww.facebook.com/projetochefeaprendiz.

Publicidade