Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Bandeirantes prepara seus alunos para o mundo em constante transformação

Para a instituição, o protagonismo do estudante é uma dimensão fundamental da experiência formativa

Por Abril Branded Content
Atualizado em 25 ago 2023, 08h50 - Publicado em 23 ago 2023, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com quase 80 anos de história, o tradicional Colégio Bandeirantes vem constantemente se transformando e inovando para atender às necessidades atuais e se manter à frente das principais tendências que permeiam o setor educacional do Brasil e do mundo. 

    Uma das principais características da instituição é justamente a capacidade de se adaptar, com velocidade e flexibilidade às demandas da sociedade e seus impactos na educação, como conta Eduardo Tambor, Diretor Geral do Colégio Bandeirantes. 

    “Temos observado uma crescente importância nas habilidades socioemocionais, que foram amplificadas pela recente pandemia. Adicionalmente, as metodologias e tecnologias educacionais nos trazem novos desafios, especialmente com o avanço da inteligência artificial (IA), cujo impacto não pode ser negligenciado no setor de educação. Ter um olhar atento a essas tendências contribuirá para a perenidade da instituição”. 

    O BAND, como é mais conhecido, se propõe a oferecer aos alunos uma base acadêmica sólida e apoiá-los na construção de uma percepção de si, que considere as diferentes realidades e a dimensão ética de suas ações. “Além de preparar estudantes de alto desempenho acadêmico para os diferentes processos seletivos, assumimos a responsabilidade e o compromisso de formar agentes de transformação e cidadãos globais, independente do cenário e contexto em que se encontrarem”, destaca Tambor.

    Currículo inovador

    O programa pedagógico apresentado pelo BAND é um importante diferencial em relação à preparação para o ingresso no Ensino Superior. O diretor da instituição conta que antes da Reforma do Ensino Médio, o colégio já havia implementado as disciplinas eletivas (matérias com carga obrigatória), a partir da 2ª série do EM e as atividades complementares (não obrigatórias) em todos os segmentos (Ensino Fundamental e Médio). 

    “Isso porque entendemos que uma base acadêmica sólida, aliada a diferentes possibilidades de escolha ao longo da experiência escolar, permitem que o aluno construa uma trajetória formativa singular com o repertório necessário para a escolha do seu curso de interesse e preparação para os desafios dos diferentes processos seletivos da atualidade, tanto os nacionais como os internacionais”, ele explica.

    Continua após a publicidade

    Qualificação do corpo docente 

    Outro diferencial da instituição é o investimento na capacitação e na formação continuada de professores. “Essa estratégia faz parte do DNA do Colégio Bandeirantes, que estimula a qualificação dos profissionais através de cursos, eventos e intercâmbios no exterior”, diz o diretor, destacando que desde 1988 até este ano, o Colégio alcançou a marca de 600 formações, além de realizar viagens internacionais para os cinco continentes, em mais de 25 países.

    Orientação e acompanhamento

    Considerando o período de transição vivido pelos estudantes do Ensino Médio, o BAND entende como fundamental apoiá-los tanto do ponto de vista pedagógico-preparatório como na escuta sensível e atenta do corpo docente e demais profissionais.

    Nesse sentido, os alunos são acompanhados e orientados por três equipes ao longo da sua jornada formativa: Futuro e Carreiras, que promove iniciativas para aproximá-los da vida universitária e do mundo profissional; Internacional, um programa que recebe universidades estrangeiras e orienta os alunos desde a escolha do curso e instituição de ensino até o acompanhamento de todo processo de aplicação para uma vaga e, por fim, a Orientação Educacional, que acompanha os alunos em suas necessidades pessoais, emocionais e acadêmicas. 

    Em parceria com o corpo docente, essas equipes apoiam os estudantes na exploração das mais diferentes possibilidades que terão ao longo da sua trajetória escolar para se aproximarem do mundo universitário e construírem os seus projetos de futuro”, explica Tambor.

    Continua após a publicidade
    Alunos Colégio Bandeirantes
    O BAND prepara os alunos para o futuro com abordagem inovadora (Colégio Bandeirantes/Divulgação)

    Preparação acadêmica de excelência

    Tendo em vista a variedade e complexidade dos processos seletivos para ingresso no Ensino Superior, o colégio vem se destacando por ser a única escola deste porte a customizar as atividades pedagógicas do ano em curso, de acordo com os resultados dos alunos e as principais demandas dos processos seletivos. “Esse diferencial é resultado da inovação e da excelência do trabalho dos professores que compõem nossa equipe docente”.

    As diversas ações promovidas pela área pedagógica para a 3ª série do EM, como a realização de simulados, listas de revisão, maratonas de estudo e eletivas, contribuem para a preparação em áreas específicas dos diferentes cursos e vestibulares. 

    O BAND atua, inclusive, na preparação para as etapas não-tradicionais dos principais processos seletivos, como entrevistas, dinâmicas de grupo e debates. “Durante todo o ano a Orientação Educacional oferece atendimentos individuais para a construção de planejamentos de estudos, que contemplem as exigências da 3ª série do Ensino Médio e a preparação para o vestibular”, acrescenta o diretor. 

    Continua após a publicidade

    Formação ampla e completa

    Para posicionar o aluno como protagonista de sua própria formação, a instituição incentiva, ainda, a criação e coordenação de projetos e clubes que ofereçam uma experiência de aprendizagem compartilhada e permitam a exploração de todas as possibilidades que o ambiente escolar proporciona para aproximar o estudante dos variados desafios e problemáticas do mundo. 

    Entre essas iniciativas e projetos destacam-se, por exemplo, o BandInvest, que ensina noções básicas sobre o mercado financeiro e investimentos; o Projeto Solução, voltado ao empreendedorismo social; o Beinprosone (BE INnovative and PROduce SOmething NEw), um projeto de criatividade em formato de hackathon (uma maratona em equipes para resolver problemas ou criar ideias) e o MONU-EM (Modelo da Organização das Nações Unidas para o Ensino Médio), que prepara o aluno para atuar no mundo globalizado, desenvolvendo habilidades de comunicação, debate, negociação, linguagem diplomática e raciocínio político estratégico, entre outras.

    Quadra Colégio Bandeirantes
    Formação dos alunos do Colégio Bandeirantes é integral e ampla (Colégio Bandeirantes/Divulgação)

    Trabalho em conjunto

    O diretor do BAND destaca que a participação ativa dos responsáveis é imprescindível no apoio e acompanhamento dos processos de escolha, desafios e expectativas enfrentados pelos alunos. 

    Continua após a publicidade

    “A construção de momentos de diálogo, que tragam confiança e segurança emocional, para o compartilhamento dos diferentes sentimentos que se apresentam durante este período intenso e exigente de preparação para os vestibulares é fundamental”, ele explica, acrescentando que por se tratar de um momento de transição para a vida universitária e adulta, os pais e familiares mais próximos são referências essenciais para o incentivo da autonomia e protagonismo dos filhos frente aos diferentes desafios e demandas que o mundo profissional irá apresentar.

    Mais Amados de SP

    Em 2023, o BAND, pelo segundo ano consecutivo, está entre os selecionados no prêmio Mais Amados da Veja SP, pesquisa que revela os estabelecimentos e as marcas favoritos da capital na opinião dos paulistanos.  

    Para o diretor, é exatamente a inovação que fez a instituição de ensino ganhar esse reconhecimento. “É essa capacidade de adaptação que nos faz ‘um jovem de 80 anos’. Ao longo do tempo, o Colégio Bandeirantes cultivou a construção de uma comunidade que vai além dos muros da escola. Recebemos com carinho e satisfação o reconhecimento do nosso histórico compromisso em oferecer educação de excelência para alunos de diferentes origens e realidades. É o coroamento de uma equipe de educadores dedicada e preparada para enfrentar os desafios atuais da educação, tendo como um de seus principais pilares o aluno no centro”, afirma.


    Publicidade

    Publicidade