As prefeituras da Baixada Santista, no litoral sul de São Paulo, anunciaram nesta quarta-feira (23) que fecharão praias da região nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
As administrações temem uma alta ainda maior nos casos de Covid-19 após as festas de fim de ano. Nas últimas quatro semanas, o estado registrou um salto de 54% no número de casos e de 34% nos óbitos.
A medida tem como objetivo evitar aglomerações e não motivar viagens de turistas às praias. A tradicional queima de fogos de artifício na virada do ano, além de festas e shows já haviam sido suspensos pelas prefeituras.
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), afirmou que as cidades solicitarão o apoio da Polícia Militar para garantir o fechamento das praias. As prefeituras também proibiram o acesso de vans e ônibus de turismo de um dia.
A Condesp (Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista) pediu que o estado promova campanha para desestimular a visita de turistas à região. “Nós tivemos um ano diferente, não dá para ter o mesmo fim de ano que sempre tivemos”, disse Barbosa.