Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Os bairros onde Boulos venceu Covas no segundo turno

Tucano foi reeleito prefeito da capital paulista. Alguns distritos, no entanto, deram até 56% dos votos para o candidato do PSOL

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 nov 2020, 20h46 - Publicado em 29 nov 2020, 20h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bruno Covas (PSDB) foi reeleito prefeito da capital paulista e vai governar a cidade por mais quatro anos a partir de janeiro de 2021. O tucano levou a melhor com 59,38% dos votos, enquanto seu oponente, Guilherme Boulos (PSOL), teve 40,62%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, com 100% das urnas apuradas.

    O candidato do PSOL, no entanto, se destacou em alguns bairros da cidade. No total, Boulos teve 2 168 109 votos e venceu em oito das 58 zonas eleitorais da cidade. No primeiro turno o tucano conseguiu faturar todas as zonas da capital paulista.

    Entre os locais na qual Covas perdeu está Cidade Tiradentes, na Zona Leste. A região foi a primeira que o tucano visitou quando assumiu a prefeitura de São Paulo, depois de João Doria deixar o cargo para disputar o cargo de governador do estado, em 2018. Na ocasião, Covas plantou uma árvore, instalou uma lixeira e visitou o terminal de ônibus do bairro. Por lá Boulos levou 56,42% dos votos contra 43,58% do tucano.

    Vizinho de Tiradentes, São Mateus votou mais no candidato do PSOL, contudo, em uma margem mais apertada: 50,8% contra 49,2% para o prefeito.

    Descendo no mapa da capital paulista, praticamente todo o extremo sul de São Paulo preferiu Boulos. Grajaú teve uma diferença mais expressiva, com praticamente 10 000 votos a mais para o derrotado no pleito: 54,23% contra 45,77% de Covas. Boulos contou com 15 000 votos a mais em Piraporinha. Valo Velho ficou em uma situação quase igual: 56,41% para o político do PSOL contra 43,59%.

    Continua após a publicidade

    Campo Limpo, onde o segundo colocado mora, preferiu o líder do MTST com uma vantagem apertada, de 1,2%. No Capão Redondo, 51,9% contra 48,1%; já Parelheiros, 50,35% versus 49,65%.

    Do outro lado da moeda, Covas teve vitórias expressivas em bairros como Indianópolis, que lhe deram 75,87% dos votos. O índice foi parecido em Santo Amaro, Santana, Jardim Paulista, Mooca e Saúde, em que o tucano venceu com mais de 70% dos votos. Toda a Zona Norte, centro expandido e boa parte da Zona Leste (tirando Cidade Tiradentes e São Mateus) também elegeram o prefeito.

    Discurso da derrota

    Boulos afirmou que sai vitorioso da eleição. Da sacada de sua casa, no Campo Limpo, Zona Sul, falou: “Não está terminando, está começando. Quero agradecer a cada um, cada uma que me acompanhou”. Acometido pela Covid-19, Boulos está sem sair de casa desde sexta-feira (27). “A gente vai ganhar, a gente vai vencer. Não foi nesta eleição, mas a gente vai ganhar”, disse.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade