Neste domingo (22) a Avenida Paulista se transforma em um verdadeiro parque a céu aberto em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Chamada de Se a Paulista Fosse Minha…. a atração é idealizada por diversos coletivos da cidade como o Mobiliza SP, Matilha Cultural, Baixo Centro, e terá atrações gratuitas na via a partir das 10h.
Todas as atividades serão organizadas pelos próprios grupos com a ajuda do público e ocorrem nas ruas do entorno do Masp. Ao longo do dia, passam por lá apresentações de música ao vivo e dança, além de ações como troca de livros, projeções e um xadrez gigante.
Uma caçamba de lixo se transformará em piscina de bolinhas. Haverá ainda uma quadra de basquete improvisada e um espaço para colocar os cães para malhar, os chamados agilitys. Uma passarela do lado de trás do Masp será ocupada com atrações para a garotada, como oficina de pintura, parque de diversão, entre outras atrações.
Quem estiver por lá pode aproveitar para curtir um piquenique comunitário, que ocorre ao longo do dia. A organização distribuirá oitenta toalhinhas, além de mesas e cadeiras de papelão – que suportam até 120 quilos – para que os frequentadores levem seus pratos e façam um evento colaborativo.
Durante o dia, os artistas de rua que já se apresentam normalmente na Avenida Paulista e em suas imediações se encarregam de animar o público. Além disso, um palco chamado de Tsunami recebe uma programação que vai das 10h às 19h, com dez bandas de rock.
Os esportistas que frequentam a via podem aproveitar as aulas e apresentações de slackline durante todo o dia. As cordas serão instaladas nos postes. A ideia é fazer com que as pessoas se conscientizem e vejam que é possível transformar um espaço público em uma área de convívio e lazer.
A página oficial no Facebook reunia mais de 2 000 pessoas confirmadas até a tarde desta quinta-feira (19) e os organizadores pretendem fechar a pista sentido Consolação para montarem as atividades. Apenas ônibus devem circular neste domingo, mediante um desvio que ainda será divulgado pela CET.