Avatar do usuário logado
OLÁ,

Tarifas de trem e metrô vão aumentar para R$ 5 em 2024

Anúncio oficial deve acontecer na tarde desta quinta-feira (14)

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 dez 2023, 13h21 - Publicado em 14 dez 2023, 11h02
Imagem-do-metrô-sentido-Tucuruvi
Metrô em São Paulo (Metrô/Divulgação)
Continua após publicidade

A tarifa dos trens e metrô na capital paulista vai aumentar de 4,40 reais para 5 reais em 2024. O anúncio oficial por parte do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve acontecer na tarde desta quinta-feira (14). A prefeitura não vai aumentar a passagem dos ônibus.

O aumento de 0,60 centavos acontece após três anos de congelamento da tarifa.

Tarcísio já havia dado sinais de que o valor deveria subir. “A tarifa está congelada há muito tempo e a gente tem que começar a fazer conta. Ou eu repasso alguma coisa pra tarifa ou a gente permanece com ela congelada e eu aumento o subsídio. Quanto mais tempo a tarifa ficar congelada, mais subsídio a gente a gente vai ter”, disse o governador em coletiva de imprensa no dia 29 de novembro.

“O orçamento é finito. Vou ter que tirar de alguma política pública. Vou ter que colocar na balança qual é a política pública que vai pesar mais. Porque não tem almoço de graça”, falou.

Tarifa zero

Em contrapartida, a prefeitura anunciou na segunda-feira (11) que a cidade terá tarifa zero nos ônibus aos domingos a partir do dia 17 de dezembro. A medida valerá das 0h às 23h59 para todas as linhas.

“Não será necessário fazer incremento de recursos ou ampliação do número de linhas. Vamos deixar de receber o valor da tarifa que é pago aos domingos, que soma R$ 280 milhões no ano. Mas quando a gente paga e já tem o subsídio do transporte, em que se tem 60% de ociosidade, tecnicamente estará zerado esse custo, porque a gente vai levar benefícios para a população. Então tecnicamente não existe um aumento de recurso”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB). 

Publicidade