A Prefeitura de São Paulo anunciou um novo reajuste nas tarifas dos táxis. A medida foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (18) e começa a ser aplicada no dia 28 deste mês.
A bandeira (valor inicial da corrida) do táxi comum teve um acréscimo de 0,50 centavos, passando para 6 reais. O táxi luxo teve um reajuste de 9% e subiu de 8,25 reais para 9 reais.
Já a tarifa quilométrica da categoria luxo teve reajuste de 6,3% e será cobrado 6,38 reais, enquanto a da modalidade comum passa de 4 reais para 4,25 reais. As tarifas horárias (que passam a ser cobradas quando o táxi fica parado na corrida ou a menos de 15 km/h) agora são de 51 reais e 76,50 reais para táxi comum e luxo, respectivamente.
A bandeira 2, cobrada de segunda a sábado das 20h às 6h e aos domingos, segue com o percentual de 30% sobre a quilometragem da bandeira comum.
Durante o período de transição da aferição dos taxímetros, que é realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem), os taxistas devem utilizar duas vias da tabela de conversão dentro dos veículos, sendo uma na parte traseira em local visível para os passageiros.
O último reajuste foi realizado em abril do ano passado, quando a bandeira inicial para o táxi comum passou de 4,50 reais para 5,50 reais e a quilométrica de 2,75 reais para 4 reais. Os táxis da categoria luxo, na época, tiveram a tarifa inicial reajustada de 6,75 reais para 8,25 e a quilométrica passou de 4,15 reais para 6 reais.