O locutor Luciano do Valle morreu neste sábado (19) por volta das 16h15 depois de passar mal em um avião em Uberlândia, Minas Gerais. Ele viajava para apresentar o jogo entre Atlético-MG e Corinthians, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Em 2013, Luciano completou 50 anos de uma carreira marcada pelo incentivo ao esporte brasileiro. Logo que a morte do locutor foi anunciada, dezenas de atletas, jornalistas e colegas manifestaram seu pesar. Confira algumas das reações.
+ Memória: narrador de dez Copas, Luciano Valle morre aos 66 anos
Emerson Fittipaldi, ex-piloto de Fórmula 1
“É uma notícia muito triste para o esporte brasileiro. Era um narrador fantástico e um amigo. Participou muito da minha vida e das minahs conquistas. Um grande amigo, um fantástico narrador. O esporte perdeu uma grande parte de sua história hoje”
Roberto Rivelino, ex-jogador de futebol
“Foi meu pai. Ele que me colocou na televisão. Essa notícia me pegou de surpresa. Ele cumpriu a sua missão com categoria.”
Galvão Bueno, locutor
“A disputa de audiência nos tornou grandes amigos. Sempre transmitiu o esporte com tanta competência, com tanta emoção. A comunicação brasileira fica absolutamente mais pobre a partir de hoje. Luciano do Valle é um marco na televisão brasileira e no jornalismo esportivo.”
Hortência, ex-jogadora de basquete
“Ele é um dos grandes responsáveis pela existência da dupla Hortênsia e Paula. Ele sabia com propriedade de todos os esportes”
Juca Kfouri, jornalista
“Uma lágrima para Luciano do Valle”
José Roberto Guimarães, ex-jogador de vôlei e técnico da seleção brasileira feminina
“A gente perde não só o melhor locutor que o Brasil já teve, mas um grande amigo. Só tenho a agredecer, pelo o que ele fez pelo vôlei e pelo esporte brasileiro”
Paula, ex-jogadora de basquete
“Tive a honra de conviver com o Luciano. Vou guardar para mim essas cenas, essa voz.”
Milton Neves, jornalista
“África do Sul 2010: jamais me esquecei de Luciano do Valle, eternamente o melhor gol da televisão…”
Jorge Kajuru, jornalista
“Única opinião do Milton Neves que eu concordo: Luciano do Valle foi o narrador do gol mais bonito. Dificilmente haverá outro.”
Nivaldo Prieto, jornalista
“O maior se foi. Ele foi importante para todos os locutores esportivos. Tive o maior privilégio de todos de trabalhar com ele”
Hélio Castroneves, piloto de Fórmula Indy
“Receber essa notícia foi amargo. Hoje a gente perdeu um grande jornalista e uma pessoa muito importante.Quero lembrar dele pelas vitórias, pela alegria.”
Felipe Andreoli, jornalista
“Tive a honra de ver Luciano narrar de dentro da cabine, quando meu era o repórter. A Band é e sempre será o canal do esporte por causa dele.”
Nalbert, ex-jogador de vôlei
“Luciano do Valle, ou melhor, Luciano do Vôlei! Um dos maiores nomes do jornalismo esportivo no Brasil em todos os tempos!!!”.