O conselheiro de segurança nacional de Donald Trump, Robert O’Brien, disse que o governo norte-americano poderá proibir ainda neste domingo (24) as viagens do Brasil para os Estados Unidos. Segundo o assessor, o povo americano precisa ser protegido da pandemia de Covid-19, que tem o Brasil (e os Estados Unidos) como um dos epicentros da doença.
“Acredito que hoje teremos uma nova decisão em relação ao Brasil, como fizemos com o Reino Unido, Europa e China, e esperamos que seja temporária”, disse O’Brien, no programa Face the Nation, da rede CBS. “Devido à situação no Brasil, vamos tomar todas as medidas necessárias para proteger o povo americano”, completou.
A informação repercutiu rapidamente na imprensa americana. No New York Times, reportagem aponta que os casos de coronavírus explodiram no Brasil, a maior economia da América Latina. “O país, que confirmou seu primeiro caso no final de fevereiro, agora tem o maior surto conhecido depois dos Estados Unidos, com mais de 347 000 infecções e mais de 22 000 mortes. Quando outros países começaram a tomar medidas drásticas para conter a propagação do vírus em fevereiro e março, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, minimizou os riscos e incentivou reuniões públicas. No início de março, ele visitou Trump no Mar-a-Lago, o clube de Trump na Flórida, com três assessores que mais tarde deram positivo para o coronavírus, despertando o alarme por toda a Casa Branca”, afirma o jornal.
Assine Vejinha a partir de 6,90 reais mensais.