Avatar do usuário logado
OLÁ,

Apagão acontece em vários estados brasileiros, inclusive em São Paulo

Falta de energia afetou a Linha 4-Amarela do metrô

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 Maio 2024, 08h38 - Publicado em 15 ago 2023, 09h55
pessoas na plataforma do metrô
Linha 4-Amarela do Metrô durante oscilação de energia elétrica (Édrian Santos/Redes sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

Várias cidades ficaram sem energia na manhã desta terça-feira (15) devido a um apagão nacional. A falta de energia afetou cidades nos estados do Acre, Piauí, Amazonas, Bahia, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Maranhão, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Norte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), houve um problema no sistema nacional que levou a interrupção no fornecimento de 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do país.

Nas redes sociais, há relatos de todas as partes do Brasil sobre a falta de energia. Em São Paulo, um deles mostra a Linha 4-Amarela do Metrô cheia de passageiros.

Continua após a publicidade

A ViaMobilidade informou que, em razão de oscilação externa na alimentação de energia elétrica, a Linha 4-Amarela operou, entre 8h30 e 9h25, com velocidade reduzida e com maior tempo de intervalo entre as estações, mas que seu funcionamento já voltou ao normal. 

A Enel informou que registrou interrupção de parte de sua carga nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará devido ao Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). Ao g1, a companhia afirmou que “a energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema”.

A companhia informou ainda que a interrupção acontece automaticamente quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. Isso ocorre para proteger o sistema de danos maiores, justifica a empresa.

Continua após a publicidade

Este texto será atualizado.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade