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Prefeitura quer ampliar rodízio em São Paulo

Secretaria de Transportes apresentou proposta para aumentar a restrição em 371 quilômetros lineares

Por Juliana Deodoro
Atualizado em 5 dez 2016, 15h20 - Publicado em 9 jan 2014, 11h10
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  • A Secretaria Municipal de Transportes apresentou nesta quinta-feira (9) um estudo elaborado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que propõe a ampliação do rodízio municipal para além do centro expandido. O plano prevê a expansão da restrição em 400 vias da cidade, o que representaria 371 quilômetros lineares a mais. Atualmente, a proibição é realizada em 115 quilômetros quadrados.

    A inclusão será principalmente de grandes avenidas de bairros, que interligam as regiões. Aricanduva, na Zona Leste, Roberto Marinho, na Sul, e Engenheiro Caetano Álvares, na Norte, são alguns exemplos. De acordo com o gerente de Planejamento Viário da CET, Vicente Petrocelle, a medida não vai alterar o caminho dos motoristas que desejarem andar entre os bairros, uma vez que será permitido cruzar estas avenidas e percorrer pequenos trechos. As regras valerão nos mesmos horários e com as mesmas placas e dias.

    De acordo com a secretaria, o plano deve ser implementado ainda no primeiro semestre, provavelmente em abril. Antes de se tonar um decreto, porém, será apresentado ao Conselho Municipal de Transportes no dia 15 de janeiro.

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    A mudança é o resultado de dois estudos feitos no último ano. De acordo com o secretário de Transportes Jilmar Tatto o plano escolhido é aquele que apresenta o menor incômodo aos motoristas. “Ninguém gosta da restrição. Mas existe um fato concreto que é a dificuldade de transitar em São Paulo por causa da grande quantidade de veículos.”

    Estava entre as possibilidades fazer com que houvesse rodízio duas vezes por semana ou que ele passasse a  valer em todas as vias da cidade. Para definir qual plano seria melhor, a CET criou um índice de eficiência em que avalia benefícios e prejuízos de medidas no trânsito. No caso de aumentar o número de dias proibidos para a circulação de carros, o índice era pior do que simplesmente expandir para as grandes avenidas.

    Segundo a secretaria, caso a proposta seja aprovada, a cidade terá um ganho de 8,5% em velocidade no pico da manhã e a lentidão diminuirá 13%. Dessa forma, a velocidade média passará de 18,9 quilômetros por hora para 20,5 quilômetros por hora. Já nas avenidas que terão o rodízio, a lentidão diminuirá em 20,3% e os impactos serão percebidos em toda a cidade, especialmente nas marginais Pinheiros e Tietê.

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    Para sinalizar quais vias estarão dentro do rodízio, a CET usará placas verticais e pinturas no asfalto, semelhantes às que delimitam a central zone em Londres, na Inglaterra.

    Principais vias que serão incluídas:

    Zona Leste

    Av. Aricanduva

    Radial Leste

    Av. Águia de Haia 

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    Av. Jacu Pêssego nova Trabalhadores

    Av. São Miguel 

    Zona Oeste

    Av. Eliseu de Almeida 

    Av. Professor Francisco Morato

    Av. Lineu de Paula Machado 

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    Av. Escola Politécnica

    Av. João Jorge Saad

    Zona Norte 

    Av. Brás Leme

    Av. Engenheiro Caetano Álvares 

    Av. Inajar de Souza

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    Av. Gen. Edgard Facó

    Av. Gen. Ataliba Leonel

    Zona Sul 

    Av. Jornalista Roberto Marinho

    Av. Roque Petroni Júnior

    Av. João Dias

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    Av. Washington Luis

    Av. Interlagos

    Av. Roberto Kennedy

    Av. Senador Teotonio Vilela

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