Nove pessoas morrem afogadas no litoral de SP; saiba como se salvar de uma corrente
O total de afogamentos fatais em 2026 chegou a 19 no estado
Nove pessoas foram vítimas de afogamento no litoral paulista no último fim de semana, entre sábado (10) e domingo (11), segundo Grupamento de Bombeiros Marítimos. O total de afogamentos fatais em 2026 chegou a 19.
No sábado (10), foram quatro mortes por afogamento: uma em Guarujá, duas em Itanhaém e uma em Praia Grande, onde um banhista permanece desaparecido.
No domingo (11), cinco banhistas morreram: dois em Guarujá, um em Mongaguá, um em Itanhaém e um em Praia Grande – não há confirmação de que se trate da mesma pessoa que desapareceu no sábado (10).
Guarujá e São Sebastião foram os locais com maior ocorrência de afogamentos.
O que são as correntes de retorno?
Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, nove em cada dez mortes por afogamento acontecem em áreas de corrente de retorno. Essas correntes são locais de maior correnteza e têm água mais escura e menor número e tamanho de ondas, o que dá uma impressão perigosa de falsa de calmaria. São trechos que puxam o banhista para o fundo do mar.
Os locais com corrente de retorno estão indicados pelas placas colocadas na areia.
Como se prevenir?
Confira as recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa)
- respeite a sinalização de risco;
- fique perto de postos de guarda-vidas;
- evite o consumo de bebidas alcóolicas se for entrar na água;
- evite o uso de objetos flutuantes, como boias e colchões infláveis, itens transmitem uma falsa sensação de segurança e podem ser facilmente levados pelas correntes;
- também recomenda-se atenção redobrada com idosos e crianças.
O Corpo de Bombeiros disponibiliza uma plataforma para consulta das praias que têm a presença de guarda-vidas. Veja aqui o levantamento.
O que fazer se for pego em uma dessas correntes?
- Mantenha a calma;
- nade transversalmente à corrente até conseguir escapar. Se estiver cansado deixe-se levar, e peça imediatamente socorro;
- não lute contra a corrente;
- não tente salvar alguém se não tiver condições para fazê-lo;





