Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Mais de 90 afegãos estão acampados no Aeroporto de Guarulhos

Eles chegaram ao Brasil com visto de acolhida humanitária nos últimos cinco dias

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 ago 2023, 12h58 - Publicado em 14 ago 2023, 11h49
carrinhos de bagagem, malas, tecidos amarrados como se fosse barracas
Afegãos acampados no Aeroporto de Guarulhos (Arquivo pessoal/g1/Reprodução)
Continua após publicidade

Mais de 90 afegãos estão acampados nos saguões do Aeroporto de Guarulhos à espera de acolhimento. Eles chegaram ao Brasil com visto de acolhida humanitária nos últimos cinco dias.

As informações foram fornecidas pela ONG Coletivo Frente Afegã ao g1. Segundo a instituição, até a manhã desta segunda-feira (14) eram 100 afegãos acampados, entre eles trinta e duas crianças e vinte famílias.

Desde o ano passado, o governo precisa lidar com o drama dos afegãos que chegam ao país e ficam acampados em Guarulhos. Em junho deste ano, o Ministério da Saúde precisou criar políticas de saúde para lidar com um surto de sarna entre os imigrantes no aeroporto.

De acordo com o governo federal, o visto de acolhida humanitária se destina a estrangeiros que vêm de “países em situação de instabilidade institucional, de conflito armado, calamidade de grande proporção, desastre ambiental ou grave violação de direitos humanos ou de direito internacional humanitário”. 

Até 14 de junho deste ano, o governo brasileiro autorizou a concessão de 11.576 vistos de acolhida humanitária em favor de afegãos, segundo o g1. 

Continua após a publicidade

À Vejinha, o Ministério da Justiça informou que “o acolhimento dos afegãos está sendo realizado na medida em que novas vagas, oferecidas por instituições públicas e privadas, surgem” e também que o “governo federal está finalizando um plano de ação de médio prazo que viabilizará os acolhimentos”. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade