Em quatro dias, 65 pinguins são encontrados mortos no litoral de SP
Outros quatro foram resgatados vivos e passam por atendimento veterinário

Nos quatro primeiros dias de julho, foram encontrados 65 pinguins juvenis mortos nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, segundo o Instituto Argonauta. Os animais passam por uma avaliação para investigar a causa das mortes. Outros sete foram encontrados vivos e foram encaminhados para atendimento veterinário e reabilitação.
No período entre junho e setembro, é comum a ocorrência de pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) no litoral norte de São Paulo. A espécie, originária da Patagônia, costuma aparecer na região em sua rota migratória anual em busca de alimento e águas mais quentes.
Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, a aparição de pinguins no litoral sudeste é um fenômeno natural, porém requer atenção especial. “A temporada de pinguins é um momento importante para reforçarmos o cuidado com a fauna marinha.”
Ao encontrar um pinguim ou qualquer animal marinho encalhado, a recomendação é acionar imediatamente as equipes técnicas responsáveis pelo atendimento. Não se deve manipulá-lo, tentar devolvê-lo ao mar nem oferecer alimentos.