Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

32% das mulheres já sofreram assédio no transporte público, diz pesquisa

Segundo estudo feito pelo Ipec em parceria com o Instituto Patrícia Galvão, 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 set 2022, 12h43
Estação Sumaré da linha verde do metrô de São Paulo.
Estação Sumaré da linha verde do metrô de São Paulo. (Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

Uma pesquisa realizada pelo Ipec em parceria com o Instituto Patrícia Galvão revela que 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem seu consentimento em local público. Ao mesmo tempo, apenas 5% dos homens ouvidos admitem que já fizeram isso.

Ainda de acordo com a pesquisa, 32% das mulheres disseram que já foram assediadas ou importunadas sexualmente no transporte público, mas nenhum homem disse que já praticou esse tipo de violência.

+ Prédio centenário que abrigou colégio começa a ser restaurado no Ipiranga

A pesquisa “Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas” também revela que 41% das mulheres já foram xingadas ou agredidas por dizerem não a alguém que lhes mostrou interesse sexual.

O estudo foi feito com o objetivo de compreender as percepções da população brasileira sobre a violência sexual e doméstica, e foram ouvidas, por telefone, 1 200 pessoas (800 homens e 400 mulheres), com 16 anos ou mais, entre 21 de julho e 1º de agosto de 2022, em todo o Brasil. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Publicidade