Lixômetro no Parque Bruno Covas (Semil/Emae/Divulgação)
Continua após publicidade
O painel Lixômetro, instalado às margens do Rio Pinheiros, apontou um crescimento de aproximadamente 13% na quantidade de lixo flutuante recolhido no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e março deste ano, foram removidas 10,4 mil toneladas de resíduos do rio, enquanto no mesmo período do ano passado, o volume retirado foi de 9,3 mil toneladas.
Continua após a publicidade
A remoção dos resíduos é feita por um barco que percorre os 25 quilômetros do rio. Depois de coletados, os detritos são depositados em uma “área de rebaixo” para secagem e, posteriormente, transferidos para caçambas, para serem destinados a aterros sanitários.
Entre os objetos mais retirados pelas equipes são garrafas pet, pneus e isopor, como marmitas, de acordo com a SP Águas, responsável pela coleta desde fevereiro de 2025. Brinquedos, como bolas e bonecas, e sofás e colchões também são objetos comuns.
Desde 2023, foram R$ 148,8 milhões de reais investidos na iniciativa, que, ao todo, já coletou mais de 84 mil toneladas de lixo.
Continua após a publicidade
O Lixômetro fica localizado no Parque Bruno Covas e busca conscientizar a população sobre a poluição nos rios da cidade.
Compartilhe essa matéria via: