10 coisas para se fazer na Mooca, bairro tradicional de São Paulo
Uma lista especial para quem quer curtir um dos bairros mais simpáticos da capital paulista

Um dos mais tradicionais e antigos bairros de São Paulo, a Mooca, com seus 467 anos e 80 000 habitantes, tem uma infinidade de atrações. Com praças, parques, comércios variados, um time de futebol e uma vasta gama de bares e restaurantes, a localidade tem opções para todas as idades, gostos e bolsos.
Confira uma lista preparada pelo repórter Sérgio Quintella, morador do bairro desde o século passado.

1- Jogo do Juventus
Futebol raiz, estádio raiz, torcida raiz. Às vezes mais famoso pelo canole do Seu Antônio Garcia do que pela bola que joga, o centenário time do Juventus atualmente disputa a Série A2 do Campeonato Paulista (primeiro semestre) e a Copa Paulista (segundo semestre). Em janeiro, o time sub-20 costuma jogar em casa a Taça São Paulo de Futebol Junior, com entrada gratuita e lotação máxima garantida. Dica: ao entrar no corredor do gramado, pegue à esquerda e vá ao setor 2, local em que a torcida que dá nome ao espaço canta sem parar os 90 minutos de jogo. Antes da partida, o público cativo se encontra no Bar do Tostão, no número 235 da Rua Javari, para o “esquenta”. Na saída, independentemente do resultado, lá estão os torcedores novamente no bar, que tem como carro-chefe os espetinhos feitos na hora pelo dono do espaço. Ao ser servido, peça o molho de alho da casa, feito pela esposa de Tostão, a Ivany.
2- Shawarma da Esfiha Juventus
Famosa pelos quibes e esfihas que serve há décadas na Rua Visconde de Laguna, 152, a Esfiha Juventus possui no cardápio diversos pratos árabes. Destaque para o shawarma de filé mignon, servido no tradicional “rolinho”, mas que também pode ser consumido no prato. De sobremesa, vale experimentar o ninho de pistache.
3- Saltenha do Carasi
Funcionando no mesmo local, a Rua dos Trilhos, número 1536, desde o ano de 1965, o Pastifício Carasi possui uma grande diversidade de massas frescas, molhos, carnes, saladas, salgados, entre outros. Dentre as iguarias, a saltenha de quatro queijos não pode passar despercebida.

4- Beach tennis e esportes de areia no Distrital da Mooca
Localizada no terreno em que funciona a Subprefeitura da Mooca, a área de lazer é um grande centro esportivo. Por anos o local sofreu com falta de zeladoria e com a insegurança. Nos últimos tempos, o Distrital, como é conhecido no pedaço, ganhou uma base da Guarda Civil Metropolitana e equipes fixas de manutenção. Ali é possível praticar os esportes de areia, como beach tennis, vôlei de praia e futevôlei. Também há pista de skate e bike, além de cachorródromo, biblioteca, entre outros. Recentemente, a piscina reabriu, depois de uma reforma que durou quase dois anos.

5- Casarão do vinil
Maior loja de de discos da América Latina, o Casarão do Vinil possui um acervo de mais de 1 milhão de LP´s, dos quais 40% está à venda. Localizado no número 1 212 da Rua dos Trilhos, o local funciona todos os dias, das 8h às 17h, exceto no sábado, quando fecha uma hora mais tarde. Além dos discos, claro, vale a visita pela arquitetura local, pois a casa foi construída na década de 1940.

6- Garagem 55
Uma mistura de casa de fliperama, bar, boliche e exposição de carros e motos antigos, o Garagem 55 é uma grande curtição indoor. Na área de diversão, há pista de carro de bate-bate (para adultos e crianças), além de tobogã e piscina de bolinhas (para os menores). Endereço: Rua Borges de Figueiredo, 1098. Abre às sextas (17h às 23h), sábados (12h às 23h) e domingos (10h às 18h).
7- Um novo hambúrguer
Recém-inaugurado onde funcionou a padaria Realeza por quase trinta anos, o Mané Burguer, que já possuía uma unidade (menor) na Rua do Oratório, acaba de inaugurar seu mais novo espaço. Na esquina das ruas Camé e Visconde de Inhomerim, a casa serve diversos tipos de lanches e beirutes. No combo do X-salada com refrigerante e batata frita (39,90 reais), peça um pote extra de maionese (8 reais). A três quarteirões dali, na Rua Jumana, a tradicional Novo Hamburguer também merece a visita (assim como vale pedir uma porção extra de maionese).
8- Parque da Sabesp
Apesar das proibições de práticas de corridas e bike, o parque, inaugurado em 2014, é uma boa opção de lazer. Localizado na Avenida Paes de Barros, 2017, a área conta com gramado, equipamentos de ginástica e parquinho para a criançada.
9- Praça do Mc Donald´s
É claro que a praça Visconde de Sousa Fontes não chama Praça do Mc Donald´s, mas é conhecida no pedaço pela proximidade com a lanchonete, uma das mais antigas da cidade. No local, além de um bom parquinho e aparelhos de ginástica, as pessoas fazem caminhadas ao longo de seus 400 metros de calçadas. Moradores do entorno e demais frequentadores costumam programar eventos nos fins de semana.
10- Compras na Rua da Mooca
De pano de prato a pijamas, passando por bolos, utensílios domésticos, sofás e guarda-roupas, é possível encontrar de quase tudo no comércio de rua local. O ponto mais concentrado de lojas fica entre a Avenida Paes de Barros e a Rua João Antonio de Oliveira. Perto dali, há também uma unidade do Armarinhos Fernando, com os mesmos preços praticados na matriz famosa, localizada na região da Rua 25 de Março.