10 coisas para se fazer na Mooca, bairro tradicional de São Paulo

Uma lista especial para quem quer curtir um dos bairros mais simpáticos da capital paulista

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 dez 2024, 18h40 - Publicado em 8 dez 2024, 08h00
Fachada do prédio do antigo Cotonifício Crespi
Fachada do prédio do antigo Cotonifício Crespi (Sérgio Quintella/Veja SP)
Continua após publicidade

Um dos mais tradicionais e antigos bairros de São Paulo, a Mooca, com seus 467 anos e 80 000 habitantes, tem uma infinidade de atrações. Com praças, parques, comércios variados, um time de futebol e uma vasta gama de bares e restaurantes, a localidade tem opções para todas as idades, gostos e bolsos.

Confira uma lista preparada pelo repórter Sérgio Quintella, morador do bairro desde o século passado.

Partida de futebol na Rua Javari
Partida de futebol na Rua Javari (Alê Viana/Juventus/Divulgação)

1- Jogo do Juventus

Futebol raiz, estádio raiz, torcida raiz. Às vezes mais famoso pelo canole do Seu Antônio Garcia do que pela bola que joga, o centenário time do Juventus atualmente disputa a Série A2 do Campeonato Paulista (primeiro semestre) e a Copa Paulista (segundo semestre). Em janeiro, o time sub-20 costuma jogar em casa a Taça São Paulo de Futebol Junior, com entrada gratuita e lotação máxima garantida. Dica: ao entrar no corredor do gramado, pegue à esquerda e vá ao setor 2, local em que a torcida que dá nome ao espaço canta sem parar os 90 minutos de jogo. Antes da partida, o público cativo se encontra no Bar do Tostão, no número 235 da Rua Javari, para o “esquenta”. Na saída, independentemente do resultado, lá estão os torcedores novamente no bar, que tem como carro-chefe os espetinhos feitos na hora pelo dono do espaço. Ao ser servido, peça o molho de alho da casa, feito pela esposa de Tostão, a Ivany.

2- Shawarma da Esfiha Juventus

Famosa pelos quibes e esfihas que serve há décadas na Rua Visconde de Laguna, 152, a Esfiha Juventus possui no cardápio diversos pratos árabes. Destaque para o shawarma de filé mignon, servido no tradicional “rolinho”, mas que também pode ser consumido no prato.  De sobremesa, vale experimentar o ninho de pistache.

3- Saltenha do Carasi

Funcionando no mesmo local, a Rua dos Trilhos, número 1536, desde o ano de 1965, o Pastifício Carasi possui uma grande diversidade de massas frescas, molhos, carnes, saladas, salgados, entre outros. Dentre as iguarias, a saltenha de quatro queijos não pode passar despercebida.

Continua após a publicidade
Esportes de areia no Distrital da Mooca
Esportes de areia no Distrital da Mooca (Sérgio Quintella/Veja SP)

4- Beach tennis e esportes de areia no Distrital da Mooca

Localizada no terreno em que funciona a Subprefeitura da Mooca, a área de lazer é um grande centro esportivo. Por anos o local sofreu com falta de zeladoria e com a insegurança. Nos últimos tempos, o Distrital, como é conhecido no pedaço, ganhou uma base da Guarda Civil Metropolitana e equipes fixas de manutenção. Ali é possível praticar os esportes de areia, como beach tennis, vôlei de praia e futevôlei. Também há pista de skate e bike, além de cachorródromo, biblioteca, entre outros. Recentemente, a piscina reabriu, depois de uma reforma que durou quase dois anos.

Fachada do casarão
Fachada do casarão (../Reprodução)

5- Casarão do vinil

Maior loja de de discos da América Latina, o Casarão do Vinil possui um acervo de mais de 1 milhão de LP´s, dos quais 40% está à venda. Localizado no número 1 212 da Rua dos Trilhos, o local funciona todos os dias, das 8h às 17h, exceto no sábado, quando fecha uma hora mais tarde. Além dos discos, claro, vale a visita pela arquitetura local, pois a casa foi construída na década de 1940. 

Exposição de carros no Garagem 55
Exposição de carros no Garagem 55 (../Reprodução)
Continua após a publicidade

6- Garagem 55

Uma mistura de casa de fliperama, bar, boliche e exposição de carros e motos antigos, o Garagem 55 é uma grande curtição indoor.  Na área de diversão, há pista de carro de bate-bate (para adultos e crianças), além de tobogã e piscina de bolinhas (para os menores). Endereço: Rua Borges de Figueiredo, 1098. Abre às sextas (17h às 23h), sábados (12h às 23h) e domingos (10h às 18h).

7- Um novo hambúrguer

Recém-inaugurado onde funcionou a padaria Realeza por quase trinta anos, o Mané Burguer, que já possuía uma unidade (menor) na Rua do Oratório, acaba de inaugurar seu mais novo espaço. Na esquina das ruas Camé e Visconde de Inhomerim, a casa serve diversos tipos de lanches e beirutes. No combo do X-salada com refrigerante e batata frita (39,90 reais), peça um pote extra de maionese (8 reais). A três quarteirões dali, na Rua Jumana, a tradicional Novo Hamburguer também merece a visita (assim como vale pedir uma porção extra de maionese).

8- Parque da Sabesp

Apesar das proibições de práticas de corridas e bike, o parque, inaugurado em 2014, é uma boa opção de lazer. Localizado na Avenida Paes de Barros, 2017, a área conta com gramado, equipamentos de ginástica e parquinho para a criançada.

9- Praça do Mc Donald´s

É claro que a praça Visconde de Sousa Fontes não chama Praça do Mc Donald´s, mas é conhecida no pedaço pela proximidade com a lanchonete, uma das mais antigas da cidade. No local, além de um bom parquinho e aparelhos de ginástica, as pessoas fazem caminhadas ao longo de seus 400 metros de calçadas. Moradores do entorno e demais frequentadores costumam programar eventos nos fins de semana.

Continua após a publicidade

10- Compras na Rua da Mooca

De pano de prato a pijamas, passando por bolos, utensílios domésticos, sofás e guarda-roupas, é possível encontrar de quase tudo no comércio de rua local. O ponto mais concentrado de lojas fica entre a Avenida Paes de Barros e a Rua João Antonio de Oliveira. Perto dali, há também uma unidade do Armarinhos Fernando, com os mesmos preços praticados na matriz famosa, localizada na região da Rua 25 de Março.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.