Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Giorgio Morandi ganha exposição no CCBB

Mostra tem como enfoque o legado do artista italiano

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 out 2021, 16h22
imagem dividida em duas pinturas de morandi, à esquerda, de garrafas sobre mesa com fundo bege e à direita de máquina de chicletes redondos
Pintura de 1951 (à esq.) e gravuras Gum Machine (à dir.; 1964): obras do pintor italiano Morandi no CCBB (Istituzione Bologna musei/museo Morandi/Divulgação)
Continua após publicidade

O italiano Giorgio Morandi (1890-1964) é um dos grandes nomes da arte do século 20. Contudo, o que interessou ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que inaugura no dia 22, uma exposição com 34 obras dele, vide as gravuras ao lado, foi o seu legado, já que a mostra traz também trabalhos feitos por artistas contemporâneos, a exemplo de  Josef Albers e Rachel Whiteread e Lawrence Carroll. “Esses nomes não foram escolhidos de forma aleatória, fazem parte do acervo do Museu Morandi (localizado na cidade em que o artista nasceu, Bolonha)”, indica Gianfranco Maraniello, curador da exibição no Brasil e parte da equipe da instituição italiana. 

“A relação entre o pintor e esse grupo não se dá somente pela linguagem usada, a pintura, mas pela ideia de repetição e também uma ética de trabalho, dentre outros pontos”, acrescenta ele. Ao visitante, que não conhecia Morandi antes, vale se deixar mergulhar pela atmosfera silenciosa, a qual as naturezas mortas que ele pinta, parecem embebidas.

Obrigada pela visita. Você pode conferir mais informações sobre artes visuais  Instagram da crítica de arte e repórter Tatiane de Assis.

Publicidade