Pierre Verger no Tomie Ohtake e outras exposições imperdíveis em cartaz
Masp, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna, Pinacoteca, entre outros, trazem novidades em suas atrações
MARIA MARTINS
A escultora mineira, que morreu em 1973, ganha uma exposição no Masp chamada Desejo Imaginante. Com 45 obras e curadoria de Isabella Rjeille, permite aos visitantes passear pela produção da artista, que navegou os mares surrealistas na Europa e se alimentou de histórias vindas de etnias indígenas. Masp. Avenida Paulista, 1578, ☎ 3149-5959. > masp.org.br.
SUELI CARNEIRO
O Itaú Cultural homenageia a filósofa e escritora paulistana, que devota seus escritos e vida à cultura negra, em uma mostra com abertura prevista para sábado (28). Mais de 140 peças integram o percurso, que também conta com plantas. Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, ☎ 2168-1777. > itaucultural.org.br.
PIERRE VERGER
Os paulistanos têm uma nova chance de ver os trabalhos do fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger (1902-1996), agora no Instituto Tomie Ohtake. A exposição traz mais de 300 itens, incluindo os cadernos de viagem e obras que ele produziu durante suas incursões pela Europa, Ásia, América e Oceania. ITO. Rua Coropés, 88, ☎ 2245 1900. > institutotomieohtake.org.br.
PINACOTECA
Depois de abrigar a instalação Portal (2021), d’OSGEMEOS, o octógono da Pina recebe a intervenção Noite Longa, de André Komatsu, com inauguração prevista para sábado (28). A obra tem 51 lanças de aço. Pinacoteca. Praça da Luz, 2, ☎ 3324- 1000. > pinacoteca.org.br.
SP ARTE
Com sua data de abertura adiada três vezes, a mais importante feira da América Latina está programada para 20 a 24 de outubro, no espaço de eventos Arca, Zona Oeste. No rol de participantes, estão grandes nomes do circuito, como Luisa Strina e Bergamin & Gomide. > sp-arte.com.
PRINCIPAIS ESPAÇOS
Instituto Moreira Salles (IMS)
A escritora Carolina Maria de Jesus, que anotou sua vida de privações quando morava na favela do Canindé em seu livro de estreia, o best-seller O Quarto de Despejo (1960), é homenageada em exposição, com curadoria de Hélio Menezes e Raquel Barreto. > ims.com.br.
Museu de Arte Moderna (MAM)
Parte da rede de exposições ligadas à 34ª Bienal de São Paulo, o MAM apresenta a mostra Moquém_Surarî, voltada para a produção da arte indígena contemporânea. A curadoria não poderia ser melhor. Está nas mãos do também artista Jaider Esbell. > mam.org.br.
Paço das Artes
O espaço se dedica à Temporada de Projetos 2020, que há quase 25 anos funciona como uma incubadora de jovens talentos. Assim, o centro expositivo apresentará artistas como Gabriel Torggler e Higo Joseph. > pacodasartes.org.br.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 1° de setembro de 2021, edição nº 2753