Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Sorvetes e banhos de mangueira: como animais do zoológico enfrentam o calor

Confira as iniciativas do Zoológico de São Paulo e do Simba Safari para garantir o conforto térmico das espécies que vivem na cidade

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 dez 2025, 17h49 • Atualizado em 6 jan 2026, 12h56
Sorvetes adaptados à dieta, banhos e simulação de chuvas fazem parte das estratégias de enriquecimento ambiental para garantir conforto térmico  (Zoo São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade
  • A onda de calor deste fim de ano em São Paulo atinge também a população animal da cidade, e por isso o Zoológico de São Paulo e o Simba Safari colocaram em prática ações voltadas ao bem-estar dos bichos. 

    As medidas incluem oferta de alimentos congelados e até simulação de chuvas, além da adaptação das rotinas com foco no conforto térmico das espécies que vivem nos dois parques na Zona Sul da capital paulista.

    Sorvetes e banhos

    Uma das principais ações são os “sorvetes”. Isso mesmo, picolés dos mais variados, feitos com suco de frutas, para os herbívoros, à base de insetos, para espécies insetívoras, e até com caldo de carne, para os carnívoros.

    Outra estratégia para os dias de calor extremo são os banhos com mangueira, que contribuem na regulação da temperatura corporal dos animais. Para espécies como jabutis, porcos, elefantes e rinocerontes, são preparados lameiros, áreas com terra bem molhada onde eles podem rolar.

    A alimentação diária também passa por ajustes durante o verão. Os répteis tendem a ficar mais ativos, e por isso recebem comida com maior frequência. Os carnívoros costumam reduzir a atividade, o que leva a intervalos maiores entre as refeições.

    Continua após a publicidade

    Todos os animais dos parques são monitorados por uma equipe multidisciplinar formada por cuidadores, biólogos, zootecnistas e veterinários. 

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês